Seção

  • Este módulo é dedicado a introduzir alguns temas relevantes para quem está matriculado no Curso Técnico em Secretaria Escolar. Os conteúdos estão organizados em quatro fascículos.

    • Fascículo 1 - o cursista se apropriará de conhecimentos relativos ao perfil, atribuições e competências do secretário escolar, bem como sistema de arquivamento escolar, credenciamento de estabelecimentos de ensino, etc.
    • Fascículo 2 - é dedicado ao trabalho acerca de questões sobre liderança, relações interpessoais e orientações sobre trabalho em grupo, comportamentos no ambiente de trabalho, cuidados e atenção no trato com a pessoas, especialmente os colegas de trabalho.
    • Fascículo 3 - apresenta e desenvolve o tema ética, mostrando seu percurso histórico, os conceitos fundamentais, a ética nas organizações públicas e privadas, etc.
    • Fascículo 4 - aborda aspectos relacionados ao atendimento ao público, incluindo regras básicas sobre comportamentos, condutas, ética.

    •  Videoaulas - Módulo 1 Livro
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    •  Biblioteca - Módulo 1 Fórum
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    •  Fórum Temático - Módulo 1
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      • É antes de 22 maio 2017, 23:55
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  • Este módulo é composto de três fascículos que buscam instrumentalizar o aluno para o exercício das inúmeras atividades existentes numa Secretaria Escolar. Os conteúdos estão organizados em três fascículos, a saber: F5 – Redação Oficial F6 – Informática – Editor de textos F7 – Informática – Editor de planilhas. 

    • No Fascículo 5, o aluno conhecerá modelos de documentos oficiais bem como o tipo de texto mais adequado para cada um deles, noções básicas de gramática, importantes para a redação oficial, bem como pronomes de tratamento e regras de pontuação.
    • O Fascículo 6 é dedicado a noções básicas de editores de textos, mais especificamente o Word do Microsoft Office e o Writer do OpenOffice.org. Nele o aluno se familiariza com formatação, edição, impressão e salvamento de arquivos eletrônicos.
    • O Fascículo 7 também trata de Informática, apresentando conceitos básicos para uso do Excel do Microsoft Office e do Calc do OpenOffice.org, muito úteis para as atividades relativas a organização de dados da Secretaria Escolar, elaboração de gráficos e tabelas e outros tipos de pastas e arquivos necessários ao setor. Como este módulo, de caráter instrumental, espera-se que o aluno se aproprie das ferramentas imprescindíveis para que posa iniciar a prática profissional.

    •  Videoaulas - Módulo 2 Livro
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    •  Biblioteca - Módulo 2 Fórum
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    •  Fórum Temático - Módulo 2
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      • É antes de 26 junho 2017, 23:55
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  • O módulo é dedicado a apresentar conhecimentos básicos de Estatística e os indicadores educacionais mais relevantes para quem está matriculado no curso técnico de Secretariado Escolar. Os conteúdos estão organizados em três fascículos. 

    • No Fascículo 8, o aluno se apropriará de conceitos básicos de Estatística aplicada, que são importantes para quem trabalha num estabelecimento escolar a exemplo de média, mediana, desvio padrão, percentagem, valores absolutos e relativos, etc.
    • O Fascículo 9 é dedicado ao trabalho acerca dos dados estatísticos, sua coleta, formas de expressá-los e representá-los, processos de tabulação, como elaboração de tabelas e gráficos. Os fascículos 8 e 9 são muito importantes para todos da Secretaria Escolar que trabalham na coleta do Censo Escolar.
    • O Fascículo 10 apresenta um conjunto de conceitos básicos sobre os quais de estruturam as fórmulas que orientam a construção de alguns indicadores educacionais, considerados relevantes para subsidiar a análise os dados escolares e orientar a definição de ações e projetos no âmbito do estabelecimento de ensino.

    •  Videoaulas - Módulo 3 Livro
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    •  Biblioteca - Módulo 3 Fórum
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    •  Fórum Temático - Módulo 3
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      • Está em ou depois de 24 agosto 2017
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  • O módulo apresenta aspectos da política educacional relevantes para quem está cursando Secretaria Escolar. Os conteúdos estão organizados em seis fascículos. 

     

    • No Fascículo 11, o cursista percorrerá de forma sucinta a história da educação brasileira desde o descobrimento até a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, com destaque para as rupturas e percalços vivenciados ao longo dos mais de 400 anos.
    • O Fascículo 12 é dedicado a apresentação da educação brasileira no período que compreende a publicação da LDB N° 9394/96 até os dias atuais.
    • O Fascículo 13 discute o sistema de organização escolar, observando os marcos legais e a estrutura básica de uma instituição escolar, tendo o currículo como eixo norteador e fundamento para o desenvolvimento do trabalho escolar. A gestão escolar, envolvendo suas múltiplas dimensões é tema que interessa aos que trabalham na Secretaria Escolar.
    • O Fascículo 14 apresenta de forma sucinta os sistemas informatizados de monitoramento e controle criados e implementados pelo Ministério da Educação para coleta de dados nas unidades escolares e Secretarias Municipais de Educação.
    • O Fascículo 15 descreve os serviços educacionais existentes no ambiente escolar e que atendem alunos, professores e gestores.
    • O Fascículo 16 é dedicado a descrever aspectos relativos ao processo ensino-aprendizagem, enfatizando algumas teorias e orientações metodológicas advindas dos campos da pedagogia e da psicologia.


    • O módulo procura municiar o cursista acerca dos instrumentais necessários ao exercício das atividades na Secretaria Escolar. É composto de cinco fascículos assim discriminados: 

      • O Fascículo 17 é dedicado a apresentar os instrumentais e as orientações básicas sobre o processo de escrituração escolar, livros de registros, e documentos da gestão escolar.
      • O Fascículo 18 aborda a escrituração escolar relativa à vida do aluno, razão de ser da escola, desde a matrícula, documentos escolar e regularização da vida acadêmica.
      • O Fascículo 19 é dedicado aos documentos de gestão escolar com destaque para o Projeto Político Pedagógico, seu processo de elaboração e os pressupostos que devem fundamentá-lo com vistas a formação para o pleno exercício da cidadania e a busca de educação de qualidade para todos.
      • O Fascículo 20 tem como eixo principal a avaliação de aprendizagem. Assim se discute aspectos relacionados a tipos e modelos de avaliação de aprendizagem em sala de aula, formas de registros da mesma, procedimentos didáticos, etc.
      • O Fascículo 21 apresenta os sistemas de avaliação desenvolvidos pelo MEC, adotadas hoje como parte da política de accountability que países, estados e municípios estão estruturando para seus sistemas de ensino, como vistas a monitorar os indicadores educacionais, com destaque para o SAEB e mais recentemente o IDEB.

      • O módulo é dedicado ao conhecimento sobre aspectos da legislação educacional nacional e estadual que diz respeito a educação básica e que faz parte do cotidiano das atividades de Secretaria Escolar.

        • O módulo 7 é o momento em que o aluno realiza o Estágio Curricular Supervisionado, conforme regulamenta a Resolução CNE/CEB n° 02/2005 e Resolução n° 413/2006 do Conselho Estadual de Educação do Ceará. Vamos às atividades referentes ao Estágio Supervisionado, com preenchimento e envio do Fascículo 22 acompanhado de declaração da escola onde você cumpriu a carga horária.