Programação

  • Geral


    CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DA SEDUC - 2018

    DISCIPLINA: HISTÓRIA


  • TEMA 1 – CONCEPÇÕES DO PENSAMENTO HISTÓRICO, A DINÂMICA HISTORIOGRÁFICA E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DA HISTÓRIA

    O tema traz como abordagem os seguintes conteúdos:

    1.        Memória, oralidade e cotidiano no ensino de História;

    2.        Currículo: cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico racial no ensino de História;  

    3.        Novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de História;

    4.        Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de História;

    5.        Aspectos avaliativo no ensino de História.

    Como uma das fontes para pesquisa e aprofundamento dos conteúdos, contará com o material disponível no AVA.

    1.        Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (PCN) – MEC – Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf .


    • TEMA 2 – HISTÓRIA NATURAL E HISTÓRIA SOCIAL

      O tema abordará os seguintes conteúdos:

      1.        O processo de humanização e a dinâmica da formação das sociedades humanas na Pré-história;

      2.        A Organização sócio-política, econômica, cultural religiosa do Egito, Núbia, Kush, Ménroe, Napata, Mesopotâmia, Palestina, Fenícia, Pérsia, Grega e Romana, sua dinâmica, relações, rupturas e transformações.



      • TEMA 3 - A ORGANIZAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA, ECONÔMICA, CULTURAL RELIGIOSA DA SOCIEDADE EUROPEIA DO SÉCULO V AO XV E SUA DINÂMICA, RELAÇÕES, RUPTURAS E TRANSFORMAÇÕES

        O tema traz como abordagem os conteúdos relacionados:

        1.        A Cristianização da Europa.

        2.        A sociedade Oriental, o Islamismo e a islamização da Arábia e África.

        3.        Os reinos africanos no século V ao XV.

        • TEMA 4 - DINÂMICA, RELAÇÕES, RUPTURAS E TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE EUROPEIA DO SÉCULO XV AO XVIII

          As abordagens dos conteúdos estão focadas nas civilizações e organizações políticas pré-coloniais do Mali, Congo e Zimbabwe e a escravidão e diáspora dos povos africanos.


          • TEMA 5 - DINÂMICA, RELAÇÕES, RUPTURAS E TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE EUROPEIA, AMERICANA, AFRICANA E ASIÁTICA DO SÉCULO XVIII A CONTEMPORANEIDADE

            O tema abordará os seguintes conteúdos:

            1.        Escravidão e resistência negra e indígena no Brasil e Ceará Colonial.

            2.        As tecnologias de agricultura, beneficiamento de cultivo, mineração e edificações trazidas pelos escravizados, bem como a produção científica, artística (artes plásticas, literatura, música, dança, teatro) política.

            3.        Cultura e religiosidade africana e indígena no Brasil e Ceará Colonial.

            4.        Movimento de independência no Brasil e Ceará Colonial.

            5.        Organização sócio-política, econômica e cultural no Império: Primeiro e Segundo Reinado e participação do Ceará.

            6.        As revoluções sociais: Cabanagem, Balaiada, Farroupilha, Sabinada, Revolta dos Malês, Quebra Quilo; Abolição e Movimento Republicano no Brasil e Ceará.

            Slides da aula 5 -  Dinâmica, relações, rupturas e transformações da sociedade europeia, Americana, Africana e Asiática do Século XVIII a contemporaneidade

            • TEMA 6 - DINÂMICA, RELAÇÕES, RUPTURAS E TRANSFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA, ECONÔMICA E CULTURAL NO BRASIL E CEARÁ COLONIAL E NA REPÚBLICA

              O tema abordará conteúdos relacionados ao contexto histórico do desenvolvimento da agricultura brasileira, a questão agrária, as oligarquias políticas e econômicas no Brasil e no Ceará

              • TEMA 7 - ATUALIDADES

                O tema traz abordagem sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Veja alguns exemplos:

                1.        Direitos humanos: 50 anos da morte de Martin Luther King.

                2.        Rússia: crise diplomática, reeleição de Putin e Copa do Mundo marcam o início de 2018. Rússia: crise diplomática, reeleição de Putin e Copa do Mundo marcam o início de 2018.

                3.        Febre amarela: o Brasil vive o maior surto da doença em décadas.

                4.        Mensalão e Lava Jato.

                Tensão: Coreia do Norte e EUA aumentam os rumores de uma possível guerra

                • TEMA - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROPOSTAS PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA

                  O tema tem como objetivo estudar várias habilidades e competências que poderão ser desenvolvidas na disciplina de história, bem como, refletir sobre os desafios e meios para concretizar novos horizontes, especialmente dentro da realidade escolar hoje existente no país. Como conseguir realizar tanto com tão pouco espaço, tempo, recursos materiais, carências formativas e afetivas dos alunos, condições de trabalho dos professores de história? Para aprofundamento do tema, contará com material didático, conforme descrição abaixo:

                  1.        ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO - Ciências Humanas e suas Tecnologias – Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf

                  2.        PCN + Ensino Médio - Ciências Humanas e suas Tecnologias – MEC – Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf


                  • AVALIAÇÃO GERAL - TREINANDO PARA O CONCURSO

                    Com a conclusão da disciplina, será aplicada uma avaliação online de 40 (quarenta) questões, contemplando os conteúdos que integram os 08 (oito) temas.