Conheça o Curso


Apresentação


O curso de Gestão Escolar, produto da parceria firmada entre a Fundação Demócrito Rocha e os municípios de Camocim, Fortaleza, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante e Tauá, ocorrerá por meio da Universidade Aberta do Nordeste. Tem como objetivo contribuir para a política de qualificação de gestores escolares das redes públicas municipais de ensino, utilizando a tecnologia de educação a distância associada às ferramentas pedagógicas da educomunicação.


A sociedade contemporânea exige uma escola que seja competente no cumprimento de sua função de ensinar as diferentes aprendizagens requeridas ao cidadão do século XXI. Nessa perspectiva, a gestão da escola torna-se mais complexa e desafiadora, pois precisa articular os diferentes aspectos financeiros, pedagógicos, administrativos, além de mobilizar os diferentes agentes escolares para a consecução de um objetivo comum: a aprendizagem efetiva de todos os alunos, na idade certa.


Assim, o presente curso busca possibilitar a cada gestor uma aproximação entre estudo e prática cotidiana, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais que ajudem na construção de uma escola autônoma, focada no sucesso da aprendizagem de seus alunos e que contribuam de forma decisiva para o projeto de uma sociedade mais justa e democrática.


Gestão Escolar – Qualificação Integrada a Distância de gestores públicos municipais em Educação é um curso dentro da tecnologia de educação distancia, através de 12 fascículos impressos, de periodicidade semanal e 6 videoaulas. 


Além dos fascículos impressos e das videoaulas, o curso terá ferramentas didáticas auxiliares: fascículos digitais e em PDF,  tutoria online, prova online, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e momentos presenciais. O curso oferece também uma linha linha 0800 para atendimento aos alunos e linhas convencionais. Ao final do curso, será realizada uma avaliação e, posteriormente, a certificação dos alunos aprovados com média igual ou superior a 6,0.

Existe um consenso na sociedade que a educação é a prioridade número um para a construção de uma sociedade mais justa, equilitária, inclusiva e solidária. Para atingirmos este objetivo, os conceitos e tecnologia de gestão em educação são  fundamentais para o feito. Diante do desafio, a Educação a Distância (EaD) é a ferramenta adequada para atingirmos os gestores.  A EaD é utilizada no mundo inteiro como tecnologia apropriada a um grande número de cursistas distribuídos numa extensa área territorial.

 

A Fundação Demócrito Rocha possui reconhecimento nacional e internacional na tecnologia de EaD.  Uma experiência de 31 anos,  mais 70 cursos ofertados e mais de 1 milhão de cursistas certificados em todo país.