Conheça o Curso

Coordenadoras



Ana Paula Costa Salmin

Coordenadora Pedagógica


É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com habilitação em Orientação Educacional e pós-graduada em Educação a Distância, Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia. Foi Orientadora Educacional no Colégio Batista Santos Dumont e manteve consultório clínico de atendimento Psicopedagógico. Possui vasta experiência em coordenação de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Atualmente, é coordenadora geral da Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR), instituição de referência no mercado de ensino a distância no Brasil.



Lucidalva Bacelar

Coordenadora de Conteúdo e Coautora dos Fascículos 1 e 12

Doutoranda em Educação-Universidade da Ilha da Madeira-Portugal. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas – UECE. Especialização em Gestão Escolar - Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Especialização em Gestão Pública – Desenvolvimento Gerencial-UECE. Especialização em Metodologia de Compreensão Existencial – UFC. Graduação em Pedagogia Habilitação em Administração Escolar – UECE. Graduação em Letras, Habilitação em Português e Inglês – UECE. Coordenadora do Ensino Médio-SEDUC-2000/2002. Coordenadora da Área de Gestão Escolar da SEDUC-2003/2006. Professora e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação-Faculdade ATENEU- 2005/2016.Coordenadora do PAIC-SEDUC-2007/2012.  Coordenadora da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios- COPEM-SEDUC-2013/2014.Coordenadora de Gestão Escolar-SME-Fortaleza-2015 até a presente data.


Autores



Casemiro de Medeiros Campos

Autor do Fascículo 5

Doutor em Educação, Mestre em Educação/UFC, professor, pesquisador na área de formação de professores, gestão escolar, currículo, avaliação e Família. É conferencista, gestor e consultor em educação. Atualmente e professor visitante da Universidade do porto – Portugal e Coordenada Projeto de Intercâmbio Cultural com a Universidade do Porto – Portugal. Tem prestado serviços na área da formação de professores e gestão em diversas instituições, prefeituras, secretarias municipais e estaduais de educação no Ceará e fora do estado. Publicou pela Editora Vozes - Saberes Docentes e Autonomia dos Professores, 7ª. edição, 2014, e pela Editora da UFC - Educação: Utopia e Emancipação, 2008. Participou da organização dos livros lançados pela Editora da UFC - Gestão Escolar: Saber Fazer, 2009, e Da Teoria à Prática: A Escola dos Sonhos é Possível, 2010. Pela mesma editora é coautor do Ética e Cidadania: Educação para a Formação de Pessoas Éticas, 2010. Pela Editora Paulinas publicou, Gestão Escolar e Docência, 4ª. ed, 2014 e, pela Editora Melo, Gestão Escolar e Inovação. Em 2011 publicou pela Editora Caminhar “Educando Filhos que fazem a Diferença” (2ª edição, 2013), e foi um dos organizadores do livro “Filosofia em Onze atos”. É co-autor de Técnica e Existência – Ensaios Filosóficos, Editora Caminhar e Universidade Vale do Acaraú, 2012. Em 2015 publicou pela Editora Caminhar, Didática – Ferramenta para o Trabalho Docente em Sala de Aula.



Eduardo Junqueira

Autor do Fascículo 6

Doutor em Educação pela Michigan State University, professor adjunto do Instituto UFC Virtual e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação Social, com ênfase em cibercultura, novos letramentos (new literacies, multiliteracies), inclusão digital, multimodalidade e hipertexto, pesquisa etnográfica e educação online. Coordena pesquisas sobre navegação hipermodal em contextos de aprendizagem com o uso da técnica de rastreamento ocular (eye tracking). É líder do grupo de pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER).



Maria Estrêla Araújo Fernandes

Autora do Fascículo 10

Licenciada em Pedagogia pela UFC; especialista em Planejamento Educacional pela UFPa; e Mestre em Educação pela UFC. Professora de vários níveis de ensino (da educação infantil até pós- graduação), durante 50 anos. Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio, durante 12 anos. Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFC, Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Vice-diretora e Diretora da Faculdade de Educação da UFC. Realização de conferências, seminários e palestras para educadores de escolas públicas e particulares, em todo o Brasil. Consultora do Projeto de Implantação da Avaliação Institucional nas escolas públicas do Ceará, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (1996/1998). Especialista do Programa de Capacitação à distância para Gestores Escolares, promovido pelo CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), sendo coautora do módulo 9 sobre Avaliação Institucional (2001). Assessora do processo de Construção coletiva de Projetos Político-Pedagógicos em várias Instituições Educacionais públicas e privadas, tais como: Secretarias de Educação de vários municípios cearenses; Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza; Colégio 7 de Setembro; olégio Santo Inácio; Faculdade Católica de Fortaleza; Escolas da Congregação Nossa Senhora das Neves (Nordeste). Autora de vários livros e artigos publicados em revistas na área de educação, com circulação nacional. Assessora do Processo de construção/reconstrução dos Projetos Político- Pedagógicos das escolas municipais do estado do Ceará, integrantes do Curso de Formação de Gestores Escolares promovido pelo Conselho Estadual de Educação-Ceará.



Rejane Bezerra Andrade

Autora do Fascículo 4

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), especialista em Ciência Política pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sandwich na Universidade de Frankfurt. Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no curso de Serviço Social, no Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional; política e planejamento da educação profissional e tecnológica; educação superior: ensino médio; ensino médio integrado á educação profissional; juventude e trabalho; política e formação docente; formação do trabalhador. Foi bolsista de Inovação Tecnológica da FUNCAP entre 2009 e 2011. Foi parecerista Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Pesquisadora CNPq.



José Cavalcante Arnaud

Autor dos Fascículos 9 e 11

Pedagogo, Especialista em Gerência de Marketing e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Consultor Educacional nas áreas Planejamento, Gestão, Avaliação e Financiamento da Educação, Professor dos Cursos de Pós-Graduação, Ex-Gestor da Educação, Administração e Finanças Municipal, Ex-Presidente da UNDIME-CE, Consultor Pedagógico do Ministério da Educação/FNDE/FUNDESCOLA (período 2004 a 2008), membro do Grupo de Pesquisa GPAGE – Gestão, Planejamento e Avaliação, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC, Coordenador de Pós-Graduação, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação-CPA de Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA.



José Cordeiro de Oliveira

Autor do Fascículo 7 e Coautor do Fascículo 2

Mestre em Educação (UFC), Sociólogo (DRT – MDOES – Ministério do Trabalho) e Pedagogo, com habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar (UECE) e Orientação Educacional (UFC/UECe). É Especialista em Tecnologia Educacional para o Ensino Superior, (FAFIFOR-373 horas/aula), Capacitação de Recursos Humanos CETEB-BRASÍLIA- 400 horas/aula), Folclore e Comunicação (CECOSNE/UFPe-320 horas/aula). É Especialista em “Saúde, Trabalho e Meio Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável” (Faculdade de Medicina - UFC/1999-450 horas/aula) e Gerência Empresarial (1.774 horas/aula). Cursos de Aperfeiçoamento Profissional, com um total de 1.090 horas/aula: Curso de Gestores Sociais (AACS), Curso de Política Ambiental (Brasília-DF/1998), promovido pela Universidade de Nova Iorque (SUNY) e Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Curso de Comunicação e Meio Ambiente – Workshopp de Comunicação (Campo Grande-MT/- 1999), promovido pela Universidade de Nova Iorque SUNY) e Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Outros cursos: Reforma Agrária e Desenvolvimento (1996), Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido (1996), Marketing (1997), Agricultura Ecológica (1998), Valores Humanos - Uma Abordagem Transdisciplinar (São Paulo, 2000), Turismo, Educação e Cidadania (2000); Implantação e Gestão de Cooperativas de Crédito (2002) e Curso de Formação em Elaboração de Material Impresso para Educação a Distância (UECE-2002). Capacitação em Desenvolvimento Territorial com Ênfase na Educação do Campo (Brasília – DF, 2004). Participou do II Encontro Anual da Articulação no Semi – Árido Brasileiro – II EnconASA (Igarassu – Pe., 2001), da II Conferência Nacional Por Uma Educação do Campo (Luziânia – Go., 2004), de seminários e congressos internacionais em Montevidéo, Quito e Bogotá.



Lindalva Pereira Carmo

Coautora do Fascículo 1

Doutoranda em Educação – Universidade da Ilha da Madeira – Portugal. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas – Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Planejamento Educacional – Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia – Faculdade de Filosofia do Ceará (Agregada à UFC). Professora Titular da UECE (aposentada). Secretária da Educação do Município de Maranguape – 2013 e 2014 e do Município de Russas – 2005 a 2012. Conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE) – 2000 a 2011. Subsecretária da Educação do Ceará - 1987 a 1990. Coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Técnico-Pedagógico da SEDUC/Ceará – 1995 a 2002. Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (Atual). Produções Científicas: Co-autorias - Técnicas de Secretariado: Estrutura e Legislação Escolar – Fundação Demócrito Rocha – 2006. Proposta de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei no Ceará (Dimensão Pedagógica) – SAS, 2003. Fascículos 1, 2 e 3 – Formação Continuada de Professores da Rede Pública: Universidade Aberta do Nordeste, Fundação Demócrito Rocha – 1999. Escola do Novo Milênio: pensando o Projeto Político- Pedagógico – SEDUC, 2001. Membro do Conselho Editorial da Revista Mensagem – publicação do CEE.



Maria Luzia Alves Jesuíno

Coautora do Fascículo 2

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas- Universidade Federal do Ceará – 2005. Linha de pesquisa do Mestrado - Autonomia Escolar- Gestão Democrática. Especialização em Educação Não Formal - Universidade Federal do Ceará – 1984. Especialização em Capacitação de Monitores em Cursos à Distância - Ministério da Educação / Centro Tecnológico de Brasília (CETEB) – 1979. Bacharel em História- Universidade Federal do Ceará – 1979. Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento - Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza – (2015 – 2016). Conselheira da Câmara de Educação Básica- Conselho Estadual de Educação (2008 – 2016). Avaliadora Educacional – Ministério de Educação – (2014). Articuladora Coordenadoria de Formação de Executivos Escolares da Educação Básica- Conselho Estadual de Educação (2009 - 2014). Assessora do Programa de Formação do Projovem Campo Saberes da Terra -NUPER/FACED/ UFC. (2011). Docência no Curso de Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional – Universidade Estadual do Ceará – (2009- 2010). Assessora Técnica em Planejamento e Gestão Educacional- SEDUC (2007-2009). Assessora na área de Gestão Compartilhada - Secretaria Extraordinária de Inclusão e Mobilização Social - SIM-(2005/2006). Docência, orientação de trabalhos monográficos, participação em bancas de avaliação no Curso de Preparação de Instrutores - Academia Edgard Facó (2005 - 2006). Gerente da Célula de Desenvolvimento de Projetos Especiais - Secretaria da Educação e Assistência Social do Município de Fortaleza – SEDAS (2003-2005). Coordenadora Estadual do Programa de Formação de Gestores Educacionais- PROGESTÃO – SEDUC/ UECE/UDESC (2001-2002); Coordenadora Estadual do Programa Fundescola - Convênio MEC/BIRD (1999- 2002); Docência no Curso de Especialização em Gestão Educacional para o Sistema de Ensino de Fortaleza, ministrando a disciplina Financiamento da Educação no Brasil- Universidade Vale do Acaraú (2004); Coordenadora de Articulação e Gestão Educacional - SEDUC (1995-2003); Coordenação e Docência do Curso de Especialização em Planejamento Educacional. Universidade de Fortaleza – UNIFOR (Período 1992-1994); Coordenação do Núcleo de Planejamento - Coordenadoria de Planejamento - SEDUC (1982-1995); Coordenação do Plano Decenal de Educação para Todos – SEDUC (1992); Gerente do Programa de Desenvolvimento Rural Integrado – PRORURAL, Região dos Sertões Cearenses - SEDUC (1979-1982); Coordenação e Supervisão de Projetos na Área de Suplência, Suprimento, Qualificação e Educação Popular do Trabalhador Rural - Movimento de Educação de Base – Ministério da Educação / CNBB (1974-1979).



Neide Augusta Marques

Autora do fascículo 8

Neide Augusta Marques é Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE), e Pedagoga (UFC). Cursou também o mestrado em Saúde Pública (UFC), como aluna especial obtendo oito créditos. Especialista e consultora na prevenção de DST/Aids e drogas para crianças e adolescentes no Ceará pelo Ministério da Saúde / Brasília. Assessora técnica educacional da Secretaria de Saúde e de Educação do Estado, com experiência em docência e/ou elaboração de programas educacionais, na área de gestão escolar, recursos humanos, facilitação e coordenação de grupos. Bolsista de Extensão Tecnológica da Coordenadoria de Pós-Graduação de Vigilância da Saúde - ESP/CE e na Coordenação técnico- pedagógica na Coordenadoria Estadual de Formação de Executivos Escolares/ CEFEB - Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará. Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação/PROGRAD- UECE, que compreende 79 cursos de graduação. Ministra aula e coordena pedagogicamente políticas públicas de educação, gestão escolar e temas relacionados à violência na infância e adolescência, tendo como destaque o papel da escola, família e comunidade. E ainda ministra temas como autoestima, protagonismo juvenil, educação e participação democrática, metodologias do ensino superior e, estratégias interdisciplinares e sua influência no rendimento escolar.



Roberta Aleixo

Coautora do Fascículo 12

Roberta Eliane Gadelha Aleixo, Licenciada em Ciências com especialização em Matemática pela UECE. Especialista em Administração Escolar (UVA), Ensino de Matemática (UECE) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Professora da rede estadual e municipal. Foi Diretora Escolar de instituição da rede estadual e da Escola Estadual de Educação Profissional situada em Aquiraz. Atualmente é Gerente da Célula de Superintendência Escolar da SME de Fortaleza.



Selene Penaforte

Autora do fascículo 3

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1983), especialização em Psicomotricidade, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado< em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é Conselheira de Educação do Conselho de Educação do Ceará, assessora pedagógica da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade 7 de Setembro e professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e educação especial atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, gestão escolar, inclusão, aprendizagem, inovação pedagógica e educação e formação de professores.