Conheça o Curso


Coordenadores


Raymundo Netto

Coordenador Geral e Editorial

Jornalista, editor e autor de obras de ficção, ensaios e infantojuvenis, incluindo: Os Tributos e a Cidade (em parceria com a Secretaria de Finanças de Fortaleza) e A Galera se Liga em Cidadania (em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará). Desde 2007 é cronista do “Caderno Vida & Arte” do jornal O POVO. Atuou como coordenador das Políticas do Livro e de Acervo da Secretaria Estadual da Cultura. Foi membro do conselho curador da IX Bienal Internacional do Livro e da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Em 2012 recebeu a Medalha Boticário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza. É editor adjunto e assessor de pesquisa e planejamento da Fundação Demócrito Rocha.


Ana Paula Costa Salmin

Coordenadora Pedagógica

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com habilitação em Orientação Educacional e pós-graduada em Educação a Distância, Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia. Foi Orientadora Educacional no Colégio Batista Santos Dumont e manteve consultório clínico de atendimento Psicopedagógico. Possui vasta experiência em coordenação de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Atualmente, é coordenadora geral da Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR), instituição de referência no mercado de ensino a distância no Brasil.



Maria Thais Pinheiro Holanda

Coordenadora de Conteúdo
e Autora do Fascículo 3

Graduada em Administração de Empresas pela universidade Estadual do Ceará – UECE (2000), Especialista em Marketing Gerencial pela Universidade Federal do Estado do Ceará-UFC por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE (2001) MBA em Marketing pelo Instituto Português de Administração em Marketing – IPAM (2002), Especialista em Liderança pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE(2002), Mestranda em Administração pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos – IEPRO – UECE(2004), Practitioner em Neurolinguística & Coaching pelo Instituto Brasileiro de Programação Neurolinguística (2006), atualmente sou professora e palestrante, com experiência na área da educação, atuando na pôs graduação do Instituto Dom José - IDJ e do Instituto de Desenvolvimento Educação e Cultura - IDECC, e na graduação universitária, com ênfase na formação de profissionais que atuam na área do desenvolvimento humano, gestão contemporânea, comunicação e marketing.


Autores


Natalia Martinuzzi Castilho

Autora do Fascículo 1

Coordenadora do Escritório de Direitos Humanos (EDH) do Centro Universitário Christus (Unichristus). Professora do curso de Direito, nas disciplinas de direito da criança, do adolescente e do idoso e direitos humanos e fundamentais. Doutoranda (2017) em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em direito (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Tem experiência na área de Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica do direito, direito e movimentos sociais, estudos pós e descoloniais, direito e políticas públicas para infância e juventude.



Dillyane de Sousa Ribeiro

Autora do Fascículo 2

Bacharela em Direito graduada na Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Estudos de Gênero na Universidad Nacional de Colombia. Advogada regularmente inscrita na OAB e membro da Rede Nacional de Advogados/as Populares. Pesquisadora e assessora jurídica popular na área de direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes.


Benedito Teixeira de Sousa

Autor do Fascículo 4

Jornalista com 18 anos de experiência em reportagem, edição e assessoria de comunicação; especialista em Economia, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal do Ceará; tem experiência em redação e edição de livros, como "Cagece 45 anos", publicado pela Fundação Demócrito Rocha; "Haiti por si: em busca da independência roubada" e "Esticadores de horizontes: narrativas juvenis de vidas reinventadas", ambos realizados pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina e Caribe  (Adital). Também é autor de dois fascículos do curso "Controle cidadão", realizado pela Fundação Demócrito Rocha.



Juliana Cidrão Castelo Sales

Autora do Fascículo 5

Graduada em Direito pela Faculdade 7 de Setembro (2009), Advogada desde 2009, especialista em Direito do Estado pela Universidade Anhaguera Uniderp, mestranda em Relações Privadas, Direitos Humanos e Desenvolvimento pelo Centro Universitário 7 de Setembro (2016-2018). Lecionou a disciplina de ética profissional na Universidade Vale do Acaráu - UVA. Exerceu o cargo de Ouvidora setorial da Secretaria Especial da Copa e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. Atualmente presta assessoria na área de Gestão Pública Municipal.




João Alves de Melo

Autor do Fascículo 6

Economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal do Ceará – UFC; Adminsitrador formado pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, da Universidade Estadual do Ceará – UECE; Pós-Graduado em Economia, na especialização em Análise e Avaliação de Projetos, considerando os critérios sociais, pelo Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE, da Universidade de São Paulo – USP; Mestre em Adminsitração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Doutor em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC; Professor Adjunto aposentado da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e ex-professor do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados da Universidade Federal do Ceará – UFC; Membro fundador da Academia Cearense de Administração – ACAD, ocupante da Cadeira nº 1, sendo o seu primeiro Presidente; Ocupante da Cadeira nº 15, da Academia Cearense de Retórica – ACERE.

O titular é ex-funcionário concursado do Banco do Nordeste, onde exerceu todas as funções existentes à época, desde caixa de agência até o honroso cargo de Presidente do Banco. Destacando apenas as funções de maior nível exercidas: Chefe de Divisão; Gerente; Chefe de Departamento; Chefe do Gabinete da Presidência; Diretor de Crédito à Infraestrutura e finalmente Presidente da maior Instituição Financeira de Desenvolvimento Regional da América Latina; Foi Membro títular do Conselho Monetário Nacional; Membro efetivo da ALIDE – Associação Latinoamericana de Instituições de Desenvolvimento; Membro titular do Conselho Deliberativo da SUDENE; Membro títular dos Conselhos de Administração da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Exerceu as seguintes funções na Administração Direta da área pública na Prefeitura de Fortaleza: Secretário de Administração,  Secretário do Trabalho e da Ação Social, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Secretário de Planejamento e Orçamento e Secretário Executivo Regional IV. Foi Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará – CGE e Presidente do Comitê Auditoria do Banco do Nordeste.

Foi agraciado com seis títulos de cidadania, inclusive de estados e capitais e é detentor de várias medalhas e trofeus, com destaque para a medalha Renascensa do Estado do Piauí, Boticário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza e Trofeu Clóvis Rolim da Federação de Dirigentes Logistas do Estado do Ceará.