5
5. Estrutura Educacional à Disposição do Aluno
A configuração dos recursos educacionais disponibilizados nos cursos oferecidos na modalidade EaD, da Universidade Aberta do Nordeste, apresentam características de sincronicidade ou assincronismo.
A variedade de recursos parte do pressuposto de que o aluno obtem melhor proveito dos recursos quando possui maior familiariedade, mais interesse e/ou condições de acesso que lhe sejam mais favoráveis. Ademais, fomentar a convergência e o diálogo entre as mídias no processo de aquisição de ensino-aprendizagem amplia as possibilidades de estímulo pedagógico e reforça a aquisição do conhecimento.
Os cursos de educação a distância oferecidos pela Uane têm seu formato apoiado na estruturação dos materiais didáticos utilizados por todos os envolvidos no processo educacional. Esses materiais se transformam em importantes canais de comunicação entre estudantes, professores, tutores e coordenadores, a partir das diretrizes e princípios da proposta pedagógica do curso.
No modelo andragógico definido, a aprendizagem é responsabilidade compartilhada entre as partes envolvidas, criando um alinhamento com a maioria dos alunos que buscam independência e responsabilidade por aquilo que julgam ser importante aprender.
Os fundamentos pedagógicos que orientam a produção dos materiais didáticos visam uma ampla integração da teoria e prática, permitindo o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares, levando-se em conta os conceitos de autonomia, investigação, trabalho cooperativo, estrutura dialógica, interatividade e capacidade crítica dos educadores e educandos.
Nos cursos da FDR/Uane são disponibilizados os seguintes recursos didáticos:
• Material impresso: apresenta clareza de objetivos, facilitando não só a socialização dos saberes já produzidos, mas sendo um indutor no processo de construção de novos conhecimentos, bem como articulando de forma contextualizada a teoria com o mundo vivencial no qual está inserido o sujeito.
• Vídeos: o uso dos recursos audiovisuais, especialmente o vídeo, amplia a capacidade de aprendizagem dos estudantes, bem como atua no sentido da manutenção dessas informações na memória por mais tempo. O vídeo apresenta múltiplas possibilidades pedagógicas e usos diversificados. No caso dos cursos da FDR/Uane, a modalidade mais usada é a videoaula, que trata-se de uma exposição sistematizada dos conteúdos, e em alguns cursos a reprodução de aulas presenciais através de webconference. Segundo Ferres (1996), essa modalidade se fundamenta na pedagogia do enquanto, ou seja, a aprendizagem se realiza enquanto o programa é exibido.
• Encontros presenciais (esse ítem aplica-se somente a alguns tipos de cursos oferecidos pela FDR/Uane): o Decreto nº. 5.622/2005, em seu §1º, do artigo 1º explicita que:
A educação a distância se organiza segundo metodologia, gestão e avaliação
peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de
momentos presenciais para:
I - avaliações de estudantes;
II - estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;
III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente;
IV – atividades presenciais relacionadas ao ensino.
Nos cursos técnicos da FDR/Uane, os momentos presenciais totalizam 20% da carga horária do curso, conforme preconiza a Resolução CNE/CEB n°. 6/2012, para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
• Aula Presencial/Webconference: é uma aula expositiva, em que o professor se conecta simultaneamente com todos os alunos e interage de modo virtual, por meio da tutoria online, permitindo que os alunos participem, contribuindo para a aprendizagem, esclarecendo dúvidas e indicando novas necessidades de aprendizagem ao longo do desenvolvimento do curso. O uso dos recursos audiovisuais amplia a capacidade de aprendizagem dos estudantes, bem como atua no sentido da manutenção dessas informações na memória por mais tempo.
• Podcasts: são produzidos em formato de áudio, e disponibilizados no AVA do curso, podendo também ser disponibilizado em outros formatos para acesso por meio de telefonia móvel.
• Apresentações em Power Point: um conjunto de aulas preparadas de acordo com os conteúdos abordados no curso.
• Biblioteca Virtual: sobre os temas dos conteúdos, podendo ser disponibilizado em diversos formatos (PDF, HTML, links e vídeos).
• Exercícios: no decorrer do curso são disponibilizados exercícios para que o aluno vá testando os seus conhecimentos e se familiarizando com o modelo de avaliação.
• Chat: é uma atividade atrativa e interativa em que alunos, monitores e professores estabelecem uma comunicação por escrito, on-line. Sendo um canal de aprendizado, tirar dúvidas e interação.
• Mensagem: permite a troca de informações entre alunos e tutores.
• Fórum Temático: criado para discutir os assuntos apresentados no curso. Os alunos participam contribuindo para aprofundar a discussão sobre o tema em destaque.
• Fórum de Notícias: local onde são colocadas as informações relevantes para o andamento do curso, chamam a atenção para calendários e datas importantes, dentre outras notícias.
• Linhas telefônicas - Fax - Correio Eletrônico (e-mail): estão à disposição do aluno para informações, sugestões e dúvidas. Essas informações estão disponíveis de acordo com o tipo de curso no rodapé do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
• Secretaria do Curso: para atendimento das demandas acadêmicas e administrativas dos alunos, como solicitação de documentos, declarações, notas, etc.
Para um melhor aproveitamento do curso, conheça os recursos oferecidos pela FDR/Uane no Moodle, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).